RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS
Live | Dia 30 de outubro
Assista pelo canal do youtube: https://bit.ly/2LH14XY
Um ponto crítico na pauta dos gestores públicos de saúde tem sido a definição de uma política adequada para as relações de trabalho e emprego com os trabalhadores do SUS. Pesquisas têm demonstrado a existência de uma pluralidade de formas de relações de trabalho no âmbito do SUS, seja nos órgãos e entidades da administração pública, seja nas entidades privadas conveniadas e contratadas.
Outro aspecto relacionado ao assunto é que o direito brasileiro não cobre de direitos e proteção social as “novas formas” legítimas de relação entre o trabalho e o capital que permanecem às margens das conquistas da civilização do trabalho (em franca extinção).
Para tratar desse tema, o IDISA realizou uma videoconferência, no dia 30 de outubro, às 16:00 horas, transmitida em seu canal do youtube. . O debate abordou temas de fronteira como o exercício da telemedicina, a uberização na saúde e a crescente precarização das relações de trabalho dos profissionais de saúde.
Participaram - Cristiana Leite Carvalho, do Observatório de Recursos Humanos em Saúde do NESCON/Faculdade de Medicina/UFMG; - Marcia Teixeira, Socióloga; professora e pesquisadora da ENSP/ FIOCRUZ - Chefe do departamento de Administração e Planejamento em Saúde – DAPS; Paulo Seixas, coordenador do Observatório de Recursos Humanos de SP e professor do Depto de Saúde Coletiva da FCMSTACASA de SP; e - Sábado Girardi, é Médico; Pesquisador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – NESCON/Faculdade de Medicina/UFMG; Coordenador da Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado-EPSM, estação da Rede observatório de Recursos Humanos em Saúde MS/OPAS /Brasil;
O evento foi mediado por Valéria Salgado, Valéria Salgado e Thiago Campos, Diretores Regionais Centro-Oeste e Nordeste do IDISA.
Assista pelo canal do youtube: https://bit.ly/2LH14XY ou pela página do facebook: https://bit.ly/30s2wWu